Tráfego Orgânico
O tráfego orgânico é o acesso de usuários que encontram seu conteúdo nas buscas do Google.
Uma das grandes vantagens do tráfego orgânico é que você pode utilizá-lo e abusar dele completamente de graça!
Para alavancar seu negócio por meio do tráfego orgânico, há três passos:
1. Defina as palavras-chave do seu negócio
2. Crie conteúdo de qualidade
3. Invista em SEO
Tráfego Social
O tráfego social corresponde a todas as visitas geradas por interações sociais. Pode ser quando sua página compartilha links, quando seus seguidores compartilham esses links em suas respectivas linhas do tempo, quando eles compartilham esses links em comentários, etc.
Enfim, toda atividade social que traz visitantes para você está incluída neste item. E como implementar melhor essa estratégia?
1. Esteja presente nas redes sociais que fazem sentido para o seu negócio
2. Facilite o compartilhamento
3. Interaja com seu público
Tráfego de Referência
O tráfego de referência é o tráfego que vem de outros sites. Em parte, é alcançado por meio do link building, que mencionamos anteriormente.
Mas há outras maneiras de garantir que sites confiáveis apontem para o seu, ganhando alguns pontos extras aos olhos dos consumidores e dos mecanismos de busca. Conheça algumas técnicas:
1. Escreva posts como convidado
2. Torne-se uma referência
Tráfego Pago
O tráfego pago são os famosos anúncios. Redes sociais, Native Ads e Google AdWords são algumas opções para quem quer um grande alcance em menos tempo. Mas é necessário fazer da maneira correta para ter sucesso.
1. Escolha os melhores canais
2. Tenha seus objetivos em mente
3. Direcione o público
Tráfego Direto
O tráfego direto é composto por pessoas que chegam ao seu site sem passar por outros meios. Elas já conhecem você e sabem o que procurar. Para isso, elas precisam ter conhecido sua empresa de uma maneira diferente – e aqui estão algumas técnicas diferentes:
1. Coloque o endereço do seu site em canais digitais
2. Coloque o endereço na mídia offline
3. Escolha um endereço fácil de lembrar
Gerei tráfego e agora?
Não se engane pensando que sua estratégia está completa só porque seu site está gerando muito tráfego.
Na metodologia do Inbound Marketing, após atrair, é necessário converter e se relacionar. Assim, crie pontos de conversão para capturar o contato desses usuários e transformá-los em Leads.
Uma vez que sua empresa tem esses contatos, é possível criar um relacionamento mais personalizado com eles, distribuindo conteúdo de acordo com seus interesses e seu estágio da jornada de compra.
Mantendo um relacionamento com esses leads, você garante que eles continuarão fazendo parte do tráfego que seu site recebe. Além disso, esse relacionamento é o que uma empresa precisa para educar os consumidores e prepará-los para comprar seu produto/serviço.